Você, que já é Personal Organizer há algum tempo, certamente já ouviu falar ou cogitou se embrenhar por algum nicho de especialidade de nossa profissão, acertei? Há também, por aqui, algumas leitoras que já são especialistas em alguma área. E isso é bem bacana!

Eu já falei sobre os nichos de organização aqui no blog, neste artigo. Mas a ideia agora, é trazer para vocês uma série de questões importantes relacionadas com este assunto.

Desde dicas de marketing, passando pelos cuidados que você deve ter, até às oportunidades e parcerias que o mercado vem trazendo para minhas colegas de profissão, tanto no Brasil quanto fora dele.

Hoje, nós vamos começar com um ponto bem inicial nesta história toda: o planejamento de ações! Vamos lá?

Me tornei especialista, e agora?

A Personal Organizer Especialista.

Não importa o nicho que você tenha escolhido. Seja personal Baby, personal Mudança, personal Documentos ou Fotos, ou mesmo prestando serviços de Luto. Uma questão que é comum em todos estes nichos é: como você está se organizando para ganhar destaque dentro dele?

Pode parecer meio óbvio, mas além de ter o conhecimento ou treinamento para atuar em determinado nicho, você deve ter bem claro um plano de ações que te coloque realmente no papel de A especilista em X área da organização, concorda?

Para chegar lá, não tem jeito: você vai que tirar um tempo para se planejar. Mas para facilitar essa mini odisséia, podemos separar toda essa questão em alguns pontos principais:

  • As ferramentas;
  • As parcerias;
  • A divulgação.

Vamos analisar um a um?

As ferramentas de cada nicho

Antes de sair espalhando por aí que você se tornou uma Personal Baby, por exemplo, é extremamente fundamental que você tenha todas as ferramentas de trabalho para atuar neste nicho.

E quando eu falo em ferramentas, eu não quero dizer apenas as ferramentas físicas de trabalho, mas as intelectuais também. Ou seja, ao chegar na casa da cliente, você deve ter 100% de certeza de que 1. sabe o que está fazendo e 2. de quem à mão tudo o que precisa para executar tal tarefa.

Sendo assim, descubra as tendências, os objetos que estão sendo usados. Esteja à par de tudo para fazer bonito! Estamos combinadas?
Ok!

As parcerias que você precisa fazer

Quando buscamos nos destacar em determinado nicho, você precisa saber que pode ser muito mais difícil encontrar clientes ‘aleatoriamente’. Mesmo com um bom marketing.

Pense bem. Uma pessoa que acabou de perder um ente querido dificilmente vai pensar em contratar uma Personal Organizer. E nem em outras situações. Infelizmente no Brasil ainda não temos esta cultura tão forte. Neste caso, você precisa criar a demanda!

Como? Fazendo parcerias!
Com lojas de roupas infantis, em lojas com produtos de escritório, em funerárias, em lojas de produtos de organização e assim por diante.

Apresente seu trabalho, o que você oferece e sua proposta. É muito importante você demonstrar o que eles tem a ganhar com esta parceria. Lembre-se que a prioridade deles é o negócio deles e não o seu.

Tente negociar de alguma forma que a indicação de seu serviço seja vantajosa para você e para a loja. Assim, sempre que os clientes chegarem com o problema lá, o vendedor terá uma indicação para fazer e isso adiciona valor para o negócio deles, fazendo-os se tornar memoráveis para os clientes.

A Divulgação

Quantas vezes nós já batemos nesta tecla? Inúmeras não é mesmo? É porque ela é realmente importante. Aqui, antes de mais nada, pense se no começo você vai vender apenas seu serviços de especialista em determinado nicho, ou, por exemplo, Personal Organizer com foco em Closets.

É bem interessante você deixar claro seu nicho em suas redes sociais, cartões de visita, sites ou etc. Mas pense bem antes de produzir sua propaganda se você está disposta a negar outros tipos de serviços, como os mais tradicionais, por exemplo.

Acho bem interessante que suas potenciais clientes entendam logo de cara quem você é e o que você faz! 😉

Colocando a Mão na Massa

Tendo estes 3 pontos bem definidos, você estará no caminho para desenvolver seu negócio em qualquer nicho da organização profissional! Mas nosso assunto não acaba por aqui. Em breve eu voltarei com mais dicas sobre este assunto. Fique ligada por aqui!

E se você quer um curso que a ensina a personal organizer a definir a melhor área de trabalho para você assim, do começo ao fim, confira o Profissão: Personal Organizer!

Até mais!

Inscreva-se!

Venha se Tornar Uma Personal Organizer

No Profissão Personal Organizer® você aprende Marketing, Negócio e Empreendedorismo para criar, promover seu negócio de organização e ser contratada. Click abaixo e comece o curso hoje!

Similar Posts

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.