Limpeza da Casa, Mudança de Energia

É verdade que o ano começa dia primeiro de janeiro, quando o calendário vira a página e nós nos propomos a grandes recomeços. Mas, há uma prática muito comum aqui nos Estados Unidos, com origem em diversas culturas da antiguidade, que é a Limpeza da Primavera, uma limpeza da casa, quando temos a energia da renovação, chegando com a nova estação.

Existem registros de rituais de limpeza profunda nas casas que remontam à Grécia e a culturas ortodoxas, à saída dos judeus do Egito, bem como ao ano novo iraniano, que curiosamente tem o nome literal de “sacudir a casa”.

limpeza da casa
Clique na imagem para baixar o checklist!

 

O que é a limpeza de primavera?

Spring Cleaning, como é chamado, é a limpeza profunda da casa, na chegada da Primavera, que acontece depois de meses com a casa fechada por causa do frio, com o entra e sai de botas, casacos e tudo o que inverno traz. Esta é uma época maravilhosa e é delicioso poder abrir as janelas e dar uma sacudida na casa.

Quando meus filhos começaram a assistir filmes e desenhos infantis, eu vi pela primeira vez um dos filmes do ursinho Pooh e seus amigos, entre eles o Coelho. Este filme mostrava o Coelho em uma atividade frenética, colocando todo mundo para limpar a sua casa. Era o famoso “Spring Cleaning Day” e eu não entendi nada!

Foi apenas com o passar do tempo e a convivência com a cultura americana e os diversos climas por onde passei, que eu aprendi sobre e comecei a apreciar este ritual anual de limpeza profunda da casa.

Não que nós aqui não limpemos nossas casas regularmente, mas este tempo marcado pela energia de renovação é na verdade uma oportunidade de limpar profundamente as casas, de descartar o que não é mais preciso e abrir espaço para o novo.

Este ano, para que você possa aproveitar a chegada da primavera para dar “uma sacudida” na poeira do ano que está chegando ao fim, eu criei um checklist de limpeza da casa para você. Clique no botão, baixe o seu arquivo e planeje a sua Limpeza de Primavera!

limpeza da casa
{Clique na Imagem para Assinar e Baixar o Seu Checklist}

Antes de começarmos, aqui estão algumas dicas extras para o sucesso da sua limpeza:

  • Devagar e sempre: Assim como em projetos de organização, eu recomendo que você dedique um dia por cômodo, para que você não fique exausta e desista.
  • Como o relógio: Sempre inicie a limpeza de cima para baixo e comece do lado esquerdo da porta, caminhando como o ponteiro do relógio, até chegar de volta na porta. Isso garante que você não esqueça uma parte do espaço.
  • Planeje as refeições, tanto para você como para a sua família, para os dias em que for fazer esta limpeza. Assim, você não precisa parar para cozinhar no meio do dia de trabalho ou que você não se alimente adequadamente.
  • Anote tudo. Conforme você for limpando você irá identificar muitas coisas que precisarão ser feitas, como pequenos reparos, um retoque na pintura, peças que precisam ser trocadas etc. Mantenha contigo uma prancheta com papel e caneta, mas não se distraia com estes detalhes. Anote e siga adiante. Eles deverão ser feitos depois das tarefas listadas abaixo, ou você nunca vai terminar!
  • Não se distraia com itens perdidos. Se você encontrar itens que não tem “moradia”, coloque-os em uma caixa para rever com os membros da família para encontrar o dono e o novo destino de cada item.

Eu espero que você aproveite a chegada da nova estação e faça uma limpeza da casa completa, para abrir espaço para tudo de bom que esta estação representa: recomeço e renovação!

 

Similar Posts

4 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.