Como Organizar e Manter a Sua Casa

Não deixe o monstro das tralhas criar um ninho na sua casa.

O acúmulo normalmente acontece em lugares que atraem tralha. São os chamados “ímãs de tralha” ao redor da sua casa. Áreas como gavetas da cozinha, prateleiras altas dos armários ou aquelas bem pertinho do chão no roupeiro, acabam virando espaços onde o acúmulo acontece, aos poucos e de forma sorrateira, sem que percebamos.

Este tipo de desordem pode parecer inócua, sem consequências, mas o que começa como algo inocente, vai aos poucos transformando o seu espaço em um caos absoluto. É nesta hora que as minhas clientes me ligam: quando elas se dão conta de que a situação saiu do controle e trazer ordem de volta à casa irá demandar um esforço tão grande que elas desanimam antes mesmo de começar.
É difícil encontrar a motivação para organizar quando a bagunça é tão grande e é por isso que criar o hábito de rever constantemente estes espaços onde o acúmulo vai acontecendo sem a gente se dar conta é tão importante. Ao fazer isso nós vamos eliminando o que não usamos ou o que não queremos mais e ao fazermos isso nos tornamos muito mais fácil manter a nossa casa organizada.

 

Aqui estão 6 passos para fazer um plano e se organizar

1. Identifique a fonte do acúmulo

Nenhuma bagunça nasce sozinha. Acúmulo é normalmente um sintoma de um problema de organização maior. Se no final do dia, você tem uma pilha de roupas no chão do seu quarto, pode ser que o cesto de roupa suja esteja localizado em um lugar de difícil acesso ou talvez ele não tenha o tamanho adequado para as suas necessidades e uso.
Se a casa está em completa desordem, pode ser que você não esteja planejando as suas tarefas de manutenção doméstica de forma adequada na sua agenda. Você “sabe” que tem que limpar o banheiro, mas nunca marca na agenda o dia e a hora que irá fazer isso, não criando assim o tempo para realizar a manutenção da sua casa.

 

2. Adote uma nova abordagem

Uma vez que você tenha identificado o problema, busque ativamente a solução.

Se as crianças tiram a roupa no banheiro e estas viram “tapete”, todas jogadas no chão, então é hora de mover o cesto de roupa suja do quarto para o banheiro. Ou, se as roupas de ginástica ou esportes estão deixando o cesto “empesteado” com o mau cheiro, é hora de comprar um saco ou bolsa de roupa suja que permita a circulação de ar, exclusiva para este uso.
Use soluções de organização para facilitar a sua vida, especialmente no seu dia a dia, quando tudo é corrido e você tem menos tempo para manter a sua casa.

 

Exemplos de soluções de organização são:

  • ganchos na parede, perto da porta usada pelas crianças, para elas colocarem a mochila, casaco etc.,
  • bandejas giratórias que facilitem o alcance de produtos, que de outra forma estariam “laaaá no fundo” da prateleira,
  • colméias ou organizadores de gaveta para dar uma casa para cada item dentro da gaveta,
  • prateleiras que aumentam a utilização vertical do seu armário,
  • cabides mais finos e de melhor qualidade, que te dão mais “espaço” no varão e não deformam a sua roupa,

 

 

3. Ataque a bagunça e o acúmulo, diariamente e a cada estação.

As pessoas me perguntam o tempo todo como eu mantenho a minha casa limpa e organizada, mas infelizmente não há uma pílula mágica: o trabalho doméstico tem que ser feito, ainda que em pequenas etapas, garantindo que tudo seja realizado e mantido para que a vida flua de forma fácil e prazeiroza.
Diariamente – ande pela sua casa e recolha todos os itens que estejam fora do lugar, jogue correspondência e papéis fora, guarde aquele projeto ou jogo inacabado e assim por diante. Aos poucos a sua casa vai ficar livre de qualquer bagunça e eu prometo, será muito mais fácil de limpar.
A cada estação – marque um tempo durante um final de semana só para organizar a sua casa. Agende uma manhã ou tarde e dedique-se a eliminar qualquer acúmulo que você encontre pela casa. Não permita que interrupções te distraiam e te afastem do seu objetivo de deixar a sua casa totalmente organizada. Desligue a televisão, ponha o seu celular no silencioso e avise a todos na casa que você está trabalhando e não quer ser interrompida.
Se você vem mantendo uma rotina de cuidado diário, esta etapa será muito mais fácil e com o tempo, você irá completá-la muito mais rapidamente.

 

 

4. Devo remover tudo antes de começar?

Vá devagar para que você não se sinta sobrecarregada. Se você vai organizar a garagem ou um quarto muito bagunçado e cheio de tralha, não retire tudo de uma vez. Você poderá se cansar rapidamente, sabotando o seu plano de organização, pois você não conseguirá completar o projeto e isso irá tirar toda a sua motivação para continuar. Porém, se você está organizando um espaço pequeno, como armários de banheiros ou gavetas da cozinha, organize um de cada vez. Esvazie completamente cada gaveta ou armário, colocando todos os itens que irão voltar para eles na pia, ou em um lençol estendido no chão.

 

 

5.Limpe

Uma vez que o área que você irá organizar esteja vazia, é hora de fazer uma limpeza profunda. Use materiais de limpeza adequados para a área que você irá organizar.
Se você tem um closet, passe o aspirador no chão e nos rodapés. Passe um pano nas gavetas e prateleiras, espere secar completamente e somente então aplique forros, se for usá-los.
Desinfete áreas de difícil acesso na cozinha e no banheiro, já que uma vez que você re-coloque seus pertences, você provavelmente não irá limpar estas áreas novamente por algum tempo.

 

 

6. Encontre a nova “residência” para cada item

Uma vez você tenha limpado o espaço, você pode então começar a organizar os seus pertences. Coloque de volta no lugar apenas o que você usa ou quer manter, de forma que você tenha sempre espaço sobrando nos seus armários, gavetas e prateleiras.

Considere como e quando cada item é utilizado. Por exemplo, você provavelmente precisa da colher de pau diariamente para cozinhar, de forma que ela deve ficar ou na gaveta mais próxima ao fogão ou em um pote, ao lado do fogão. Já os equipamentos, como a batedeira, podem ficar guardados em um armário menos central, pois você os utiliza menos – a não ser é claro, que você ame fazer bolos, cupcakes!
Repita este processo para cada área de sua casa. Pense em como você pode utilizar o espaço de forma mais eficaz, faça um plano e vá implementando no seu tempo.
Aos poucos sua casa se tornará um espaço limpo, sem excessos e livre de bagunça, totalmente organizado para o seu estilo de vida e necessidades.

checklists

Similar Posts