O closet é um espaço da casa que pode facilmente perder sua funcionalidade se não for organizado da maneira correta. Peças fora do lugar, roupas penduradas de qualquer jeito e sapatos espalhados pelo chão são apenas alguns exemplos do que pode acontecer.
O closet é, ainda, um dos maiores motivos de contratações de personais organizers, afinal, por estes – e outros – motivos, ele pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça para os moradores de uma casa.
Pensando nisso, separamos no artigo de hoje algumas dicas de organização para o closet. Confira-as uma a uma e aplique-as em sua própria casa e também, na das clientes.
Quais são as melhores dicas de organização para o closet
Dica 1: Esvaziar para encher
Comece a organização retirando tudo que há dentro do closet, mas tudo mesmo. Esta etapa é fundamental pois, desta forma, você consegue visualizar a quantidade exata de espaço que tem no local e quantidade de roupas e acessórios que precisa organizar.
Aproveite este momento para avaliar cada uma das peças. Elas ainda servem? Você ainda as usa? Será que não é melhor encaminhar para doação? Etc…
Dica 2: Separe item por item, por tipo e função
Dentre todas as dicas de organização para o closet, esta talvez seja a mais importante. Isso porque, se você sabe exatamente o que precisa e sabe em que seção do closet este tipo de peça está, é muito mais fácil encontrá-la e, da mesma forma, guardá-la depois.
Como fazer esta separação? Comece por categorias maiores como roupas, sapatos e acessórios. Depois, divida por sub-categorias como roupas pesadas de frio, roupas leves que podem ficar em gavetas, sapatos de frio e de verão, bolsas grandes e clutches, etc.
Ah, mais uma das dicas de organização para o closet que fazem a diferença é a separação dos itens por cores. Você pode achar que é exagero, mas quando entrar no closet e perceber o efeito degradê, vai entender o quanto isso facilita na hora de encontrar o que procura.
Dica 3: Conte com os acessórios corretos para organização
É que às vezes, a estrutura em si dos armários não é o suficiente para manter a ordem. Alguns pequenos truques (produtos) podem fazer a diferença. Veja alguns:
- Cabides específicos para lenços: eles centralizam todos os lenços em um só cabide e não ocupam espaço;
- Cabides para cintos: com a mesma função dos lenços;
- Enchimentos para botas de cano alto e bolsas: eles mantém a bota e a bolsa estruturadas, preservando por mais tempo o couro;
- Divisores de peças íntimas: evitam aquela bagunça clássica nas gavetas de meias, biquínis e roupas íntimas;
- Embalagens à vácuo: elas são perfeitas para guardar roupas que não estão sendo usadas, como por exemplo, casacos muito pesados, roupas de festa, fantasias, entre outros;
- Caixas de acrílico ou pequenos cestos: eles existem em diversos formatos e são perfeitas para receber jóias, relógios, óculos, sapatos e até mesmo roupas molinhas, como saídas de praia, blusinhas de seda, entre outros.
Outro detalhe interessante para ter em mãos antes de começar a organizar o closet são os cabides iguais. Pois é, manter todos os cabides iguais cria uma sensação visual de uniformidade e, consequentemente, mais organização.
Dica 4: Preste atenção em alguns detalhes antes de começar a guardar as peças
Estes detalhes dizem respeito ao tipo de roupa e à forma em que ela deve ser guardada. Camisetas de algodão e blusas de lã, podem ficar arquivadas ou em pilhas, as calças podem ficar penduradas, as blusas de seda, penduradas junto com as camisas, e por aí vai…
Além de conservar as peças por mais tempo, este pequeno cuidado ainda te ajuda a manter a ordem por muito mais tempo, afinal, cada coisa fica em seu lugar!
Ah, estas dicas de organização para o closet valem para espaços muito pequenos ou muito grandes. Tomando cuidado em cada uma das etapas, você vai ver a magia acontecer.
E se ainda restou alguma dúvida sobre a organização deste espaço, deixe seu comentário! Teremos prazer em lhe ajudar! E se quiser uma mãozinha extra, confira nosso Fichário da Casa Organizada, ele vai te ajudar a ganhar muito mais tempo pelo resto da vida!