4 coisas que toda mulher deve saber antes de se tornar uma empreendedora
4 coisas que toda mulher deve saber antes de se tornar uma empreendedora

Ser mulher no Brasil também se tornou sinônimo de ser empreendedora – e os números mostram isso: nos últimos 14 anos, aumentou em 34% o número de mulheres à frente de seus próprios negócios, segundo pesquisa do SEBRAE. O levantamento mostra ainda que, até 2014, 51,2% dos empreendedores que inciaram novos negócios eram mulheres.

Uma coisa é fato: tino para os negócios a mulher brasileira sempre teve, além de flexibilidade e sensibilidade para lidar com as situações mais adversas que envolvem o mundo do empreendedorismo.

No entanto, existem algumas verdades que não são ditas quando uma mulher pensa em abrir um negócio próprio, e é exatamente sobre elas que vamos conversar hoje.

O que não contam para a mulher empreendedora no início do seu negócio?

#1. Talvez você precise de ajuda

Acostumada a fazer tudo sozinha, a mulher tenda a achar que vai dar conta de tudo, e na grande maioria das vezes, dá. No entanto, abrir um negócio pode lhe tirar da zona de conforto, e é aí que uma ajuda extra pode ser bem-vinda – e fazer milagres.

Seja uma consultoria voltada ao empreendedorismo, um curso profissionalizante na área que você pretende atuar ou conselhos de pessoas que já possuem negócio próprio: tudo isso é valioso para que você inicie bem essa jornada, e sem ter que transitar pelos ‘achismos’.

E se você tem filhos, prepare todos na casa para a divisão de responsabilidades. Não estou querendo dizer que você não terá mais tempo para cuidar da casa e da família, mas, no início, muitas decisões precisarão ser tomadas e tarefas cumpridas para iniciar o negócio com o pé direito. Nessa hora, ajuda nunca é demais.

#2. Você vai precisar de muito foco

Abrir um negócio próprio requer muito planejamento e bastante energia. Desde a escolha do empreendimento até a divulgação, elaboração de identidade visual, planejamento financeiro, estratégico, entre outros.

Além de tudo isso, você vai precisar conciliar o trabalho que tem em casa com o novo negócio. Portanto, se você tiver a opção de contar com uma funcionária, quem sabe uma diarista semanal, ótimo. Se não, crie uma agenda de rotinas domésticas e tente cumpri-las nas horas vagas. No horário de trabalho, o foco deve estar no trabalho!

#3. Você terá muitos desafios pela frente

Apensar de toda a notoriedade que a mulher empreendedora vem conseguindo no país, ainda não temos as mesmas chances e o mesmo respeito do mercado que os homens.

Portanto, prepare-se para ouvir alguns nãos, lidar com pessoas que não vão acreditar em seu projeto e qualquer outra barreira que possa surgir em seu caminho.

Mantenha o pensamento positivo e siga seus instintos. Quem tem que acreditar no seu empreendimento em primeiro lugar é você.

#4. Mantenha-se inspirada

A inspiração pode te levar cada vez mais longe. Conheça a história de mulheres de sucesso e entenda como elas fizeram para chegar lá. Além disso, dedique seu tempo de estudos em publicações com foco nas mulheres, como por exemplo, o Empreendedorismo Rosa e o Rede Mulher Empreendedora.

A inspiração e a motivação podem lhe conduzir para cada vez mais longe, por isso, também é fundamental que você se mantenha sempre atualizada em relação à seu produto/serviço. Minha dica final é: não pare, nunca, de estudar.

E então, você, algum vez, já pensou em se tornar uma mulher empreendedora? Conte para gente qual seria seu negócio ideal pelos comentários e até a próxima. 

Inscreva-se!

Venha se Tornar Uma Personal Organizer

No Profissão Personal Organizer® você aprende Marketing, Negócio e Empreendedorismo para criar, promover seu negócio de organização e ser contratada. Click abaixo e comece o curso hoje!

Similar Posts